domingo, 22 de junho de 2008

Sétima rodada deixa o campeonato mais transparente.

A sétima rodada do campeonato brasileiro termina sem grandes surpresas. Os times que estavam na dianteira da competição começaram a se destacar, formando um bloco de elite, o que torna, pela primeira vez, o campeonato mais transparente. No inicio, o campeonato estava um tanto instável, devido principalmente a alguns times estarem poupando jogadores para a Libertadores, como o que está acontecendo, com o Fluminense, atualmente.

Um dos principais candidatos a levantar o caneco, em 2008, é o Flamengo. O rubro-negro carioca parece estar decidido a sair da fila, embalado pela espetacular campanha no ano passado, na qual reagiu de forma surpreendente no returno da competição. O Mengão venceu o frágil Ipatinga, por 3 a 1, fora de casa, e manteve a ponta do campeonato. Em um gramado péssimo, o Flamengo usou seus dois eficientes alas, Juan e Leonardo Moura, para encontraro caminho do gol.
Grêmio e Cruzeiro, dividem a liderança com a equipe carioca, ficando atrás pelos quesitos, gols marcados e saldo de gols, e tiveram jogos semelhantes. Ambos, jogaram em casa contra times intermediários, Atlético Paranaense e Figueirense, respectivamente, e não tiveram dificuldades para vencer, pelo mesmo placar, 3 a 0. Tanto o Atlético Paranaense, quanto o Figueirense, estão com 8 pontos na competição, sendo que o Furacão está na décima primeira posição por possuir um melhor saldo de gols.

Grande surpresa do campeonato é a equipe do Náutico, que venceu o Atlético Mineiro, por 2 a 1. Em um jogo muito movimentado e de grande equilíbrio, o náutico se destacou em seus contra-ataques o que garantiu a vitória, e, o mantém na quarta posição, com 14 pontos, na zona de classificação da Libertadores. Já o galo mineiro ocupa a décima posição com apenas 9 pontos.

O Palmeiras mostrou que a goleada sobre o Cruzeiro na sexta rodada acordou o time. O Verdão que não se encontrava e nem apresentava um bom futebol desde o título Paulista, e, voltou a vencer fora de casa. A vítima foi o Vasco, que com um time desfalcado de seus principais jogadores, não conseguiu parar o ataque alvi-verde. E com gols de Alex Mineiro e Kléber, o Verdão fez 2 a 0 e se manteve na quinta posição com 13 pontos ganhos.
Já o São Paulo, jogou em casa, e teve pela frente o campeão da Copa do Brasil, o que não é uma tarefa fácil. Hugo, fez o gol da vitória por 1 a 0, aos 45 minutos do segundo tempo. O São Paulo é o sexto colocado com 12 pontos e o Sport caiu uma posição e está em décimo terceiro com 8 pontos. Esta vitória é a terceira seguida do tricolor do Morumbi e o coloca como forte candidato ao tri-campeonato.

A Portuguesa não se intimidou com o Engenhão lotado, e na bobeira de Túlio, Edno guardou de cabeça, e garantiu a vitória, por 1 a 0, sobre o Botafogo. O Fogão amarga a décima sexta posição com apenas 7 pontos ganhos. E a Lusa chega aos 11 pontos e ocupa a oitava colocação. Com 11 pontos também está o Vitória, que assume a sétima posição, por ter 2 gols de saldo a mais do que a Portuguesa. O rubro-negro baiano aproveitou o fator casa, para despachar o Internacional, que está na décima quinta posição com apenas 7 pontos.

O campeão da série B de 2007, Coritiba, fez mais uma vítima no Couto Pereira, o Fluminense. O tricolor carioca jogou com o time reserva, pois resolveu poupar os titulares para a final da Libertadores. O coxa, teve o domínio total do jogo, porém, só conseguiu a vitória devido a um pênalti duvidoso, aos 40 do segundo tempo, no qual Marlos concluiu e assegurou a vitória de 2 a 1 sobre o tricolor carioca.

Mas, se for falar em vexame, tem de se lembrar do Santos Futebol Clube. A equipe da baixada santista foi goleada, em casa, pelo o ex-penúltimo colocado Goiás, que não tomou conhecimento do adversário, e enfiou 4 a 0. As equipes se mantêm na zona de rebaixamento, o Goiás, com 6 pontos, ocupa a décima sétima posição, e o Santos é o penúltimo colocado com apenas 5 pontos.

O que se percebe, é que os indicados a favoritos, tirando o Fluminense, que jogou com seu time titular apenas em duas ocasiões, estão se mantendo na frente, e começa a se formar uma espécie de pelotão de elite,indicando que, provavelmente, o titulo será disputado entre os cinco times grandes distanciados por apenas três pontos. O campeonato pela primeira vez começa a mostrar quem serão as grandes forças, quem serão as surpresas, e quem já deve começar a se preocupar com o rebaixamento. O que se percebe é que a cada rodada o campeonato ficará mais legível, pois semelhanças e diferenças entre as equipes se evidenciam a cada rodada.



Guilherme Matta
As fotos desta matéria foram encontradas do google imagens ou de sites esportivos (www.gazetaesportiva.net; http://www.globoesporte.com/; e/ou http://www.lance.com/) .O vídeo foi encontrado e está disponível no Youtube.

2 comentários:

Marcos Garcia disse...

Boa Guigas! Começou muito bem, com a dificil tarefa de fazer a cobertura de todos os jogos da rodada do Campeonato Brasileiro. Campeonato que está começando a desdobrar os times que lutaram pelo título, que dificimente saira das mãos de Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Gremio ou Cruzeiro. Certamente, o Brasileirão será muito disputado e cada pontinho pode fazer a diferença no final.
Como agente sempre diz: " EH nois"

valeu Mano!

Até mais

Anônimo disse...

palmeiras,flamengo,cruzeiro e sao paulo vão brigar pelo titulo,na minha opiniao...

corre por fora o gremio...

o tão badalado inter antes de começar o campeonato não vai chegar,esta mto fraco e o flu nao chega mais nao... eh paia

santos,ipatinga,goias,vitoria,atletico-mg,atletico-pr q se cuidem...
e acho q o vasco e o botafogo se nao contratarem vao brigar para nao cair tbm...