segunda-feira, 28 de julho de 2008

Brasil faz 3 a 0 na seleção de Cingapura, em seu primeiro teste para os jogos de Pequim

A seleção brasileira de futebol masculino teve nesta segunda feira seu primeiro teste para as olimpíadas de Pequim. O adversário é a frágil seleção de Cingapura, na qual atuam jogadores sem expressão no cenário mundial. Depois da eliminação por países africanos, e a não-classificação para a última olimpíada, o time treinado por Dunga tem a difícil missão de trazer o ouro inédito para o Brasil. E para isto, o técnico, diferente de Luxemburgo em 2000, optou pela convocação de jogadores acima de 23 anos, que é a idade olímpica para a modalidade.

Após os clubes de Kaká e Robinho, Milan e Real Madrid respectivamente, não permitirem a liberação das feras, o treinador resolveu contar somente com dois jogadores, dos três permitidos. Thiago Silva, zagueiro que atua no Brasil defendendo o Fluminense, e Ronaldinho Gaúcho, maior expectativa, e principal atração desta equipe, sendo que o craque não atua em uma partida oficial a mais de três meses, são as opções de Dunga para trazer experiência à garotada.

O jogo acabou sendo diferente do que a torcida brasileira esperava. Apesar do domínio durante os 90 minutos a seleção não se mostrou muito entrosada, e a fera dentuça provou que ainda precisa se esforçar um pouco mais para entrar em ritmo até a estréia dos jogos diante da Bélgica. O Brasil, principalmente Ronaldinho, abusavam de jogadas de efeito e perdiam ótimas oportunidades para abrir o placar logo de cara, e somente aos 20 minutos da primeira etapa após excelente passe de calcanhar do Gaúcho, Diego bate rasteiro para abrir o placar.

Só dava Brasil na partida, a seleção de Cingapura mal pegava na bola e sequer construía alguma jogada, e aos 26, em rebote do goleiro, Ronaldinho deixa sua marca e volta a marcar em um jogo com a camisa canarinho. Mas a goleada que começará a se desenhar acabou que não aconteceu, e até o fim da primeira etapa o Brasil, jogou cadenciando o jogo como se estivesse satisfeito com o resultado, e perdia chances incríveis de gol, quando criava alguma oportunidade.

Na segunda etapa Dunga faz alterações e o Brasil abusa nos erros de passe, demonstrando total falta de entrosamento. O jogo fica muito morto e a equipe de Cingapura cria até suas primeiras chances de gol, mas é o Brasil que aos 34 da segunda etapa amplia para 3 a 0 com um gol de cabeça reserva Jô, após bela jogada do também reserva Thiago Neves. E assim termina o primeiro desafio da seleção olímpica, que teve tempo ainda de ver Alex Silva ser expulso no final do jogo, após dar uma cotovelada no adversário.

Não foi o resultado que os brasileiros esperavam, mas pelo menos serviu para Dunga testar alguns jogadores e para vermos que para a conquista da medalha olímpica a seleção precisa treinar muito, e buscar muito mais entrosamento. Mas, o que se nota é que Ronaldinho, ao entrar em forma, tem tudo para liderar a garotada para a conquista, pois a categoria continua a mesma. (Foto: Reuters)