sexta-feira, 20 de junho de 2008

Primeira semifinal da Eurocopa está definida, após partidas emocionates Alemanha e Turquia se classificam

Portugal x Alemanha


Em um jogo emocionante do início ao fim, a seleção alemã venceu a portuguesa por 3 x 2. Schweinsteiger o carrasco português, com um gol e duas assistências, abriu o marcador , aos 22’ do primeiro tempo, de carrinho, após uma bela jogada de Podolski. Logo em seguida, aos 26’, Schweinsteiger cobrou falta na medida para Klose cabecear sozinho e aumentar o placar. Nuno Gomes, aos 40’ do primeiro tempo, depois de bom lance de Cristiano Ronaldo, diminuiu a diferença, incendiando a partida.
No segundo tempo, a Alemanha balançou a rede novamente, aos 16’, Schweinsteiger cobrou falta, o goleiro Ricardo saiu errado e Ballack, completou de cabeça, fazendo o terceiro da equipe alemã. Imediatamente, Felipão efetuou uma substituição, tirou Nuno Gomes e em seu lugar colocou Nani. Logo depois, tirou o volante Petit para a entrada do atacante Helder Postiga, indo para o tudo ou nada.
Os Portugueses ainda conseguiram diminuir, aos 41’ do segundo tempo, em jogada de Nani, que carregou a bola pela esquerda do campo de ataque, e cruzou para Helder Postiga cabecear e diminuir o marcador. Portugal pressionou bastante, mas não o suficiente para conseguir o empate, e está desclassificada do Eurocopa 2008.
O jogo não marcou somente a eliminação de Portugal da Eurocopa, mas também, foi a última partida da seleção portuguesa sobre o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, que assumirá o Chelsea, na próxima temporada.


Croácia x Turquia

Partida que decidiu o adversário da toda poderosa Alemanha, nas semifinais da Eurocopa 2008. A seleção croata veio a jogo com um leve favoritismo, por seu 100% de aproveitamento na fase de classificação, incluindo uma bela vitória de 2 x 1 sobre os alemães. Os turcos vieram empolgados pela fantástica vitória de virada sobre os tchecos, conquistando a segunda vaga do grupo.
Um jogo muito corrido, de marcação e de grandes defesas. A Croácia dominou, praticamente, o jogo todo, entretanto, o placar não saiu do zero no tempo regulamentar. Já na prorrogação a Croácia apresentou bastante dificuldade por conta do cansaço, e o time turco chegou várias vezes ao ataque, porém, não obteve êxito.
Quando o jogo caminhava para as penalidades, o goleiro Rüstü saiu mal do gol, Modric alcançou a bola e cruzou na medida para Klasnic, de cabeça, abrir o placar da partida, aos 14’ do segundo tempo da prorrogação. No desespero, Rüstü dá um chute para frente, a bola rebate na zaga, e um milagre acontece, Semíh Senturk coloca a bola no ângulo, e empata a partida aos 16’ inacreditavelmente. Desta maneira o jogo foi para os pênaltis.
Nos pênaltis, a equipe croata estava visivelmente abalada pelo gol sofrido no último minuto da partida, e acabou desperdiçando 3 das 4 penalidades que foram cobradas. Modric e Rakitic chutaram para fora e Rüstü defendeu a cobrança de Petric, que decidiu a classificação turca por 3 x 1. As cobranças da Turquia foram convertidas por Arda Turan, Semíh Senturk e Hamit Altintop. Com o resultado, a seleção turca garante sua inedita vaga, nas semifinais da Eurocopa, para enfrentar a Alemanha, na próxima quarta-feira, 25 de junho, ás 15h45 (horário de Brasilia), na Basiléia .


Marcos Garcia
As fotos desta matéria foram encontradas do google imagens ou de sites esportivos (www.gazetaesportiva.net; http://www.globoesporte.com/; e/ou http://www.lance.com/) .O vídeo foi encontrado e está disponível no Youtube.