
O último jogo da quartas de finais da Eurocopa 2008 é um superclássico mundial. A seleção espanhola, possui um favoritismo, por sua impecável campanha na primeira fase, na qual venceu suas três partidas, com um ótimo futebol. Já a seleção italiana, chega as quartas de finais apenas com a sua tradição, pois, garantiu sua classificação somente na última rodada, em um jogo de vida ou morte c

Para piorar, os italianos estão com os desfalques do zagueiro, Fabio Andrea Barzagli, lesionado, e dos meias do Milan, Andrea Pirlo e Gennaro Gattuso, suspensos. A Itália não vence a Espanha há 14 anos, desde a Copa do Mundo dos EUA, entretanto, em jogos oficiais, o tabu se inverte e muito a favor da Azzurra. São, nada mais nada menos, que 88 anos sem derrota para a Fúria, em jogos oficiais, desde os Jogos Olímpicos de 1920.
Em Eurocopas, os espanhóis nunca venceram a Azzurra, foram dois confrontos, um 0 x 0 na Eurocopa da Itália, em 1980, e uma vitória italiana, por 1 x 0, na Eurocopa da Alemanha, em 1988.
Em Eurocopas, os espanhóis nunca venceram a Azzurra, foram dois confrontos, um 0 x 0 na Eurocopa da Itália, em 1980, e uma vitória italiana, por 1 x 0, na Eurocopa da Alemanha, em 1988.
No estádio Ernst Happel, em Viena, o ritmo do jogo no primeiro tempo foi ditado pela Espanha, que jogou um pouco melhor, tendo as melhores oportunidades, em uma partida pegada e bem disputada. Os melhores lances do primeiro tempo foram, de Villa, aos 24’, que cobrou falta rasteira, tirando da barreira, mas Buffon pulou no canto esquerdo e encaixou a bola, e de David Silva, aos 37’, que pegou a bola espirrada na zaga pela direita, cortou para o meio e da entrada da área chutou, a bola passou muito perto do gol italiano e saiu.
Na segunda etapa, o jogo ficou mais equilibrado, e os técnicos deixaram suas equipes mais ofensivas. Pelo lado da Itália, saiu Perrota para a entrada de Camoranesi, e na Espanha entrou Fàbregas e Xavi Hernández deixou a partida. Aos 15’, em uma confusão na área espanhola, ninguém dominava a bola que estava pelo alto, até que Casillas saiu errado, Luca Toni desviou a bola, Camoranesi chutou e Iker Casillas com o pé esquerdo salvou a meta es
panhola.

Quase Gianluigi Buffon vira o protagonista da partida. O brasileiro, naturalizado espanhol, Marcos Senna, aos 35’, arriscou um chute de longe, Buffon segurou e deixou escapar a bola, que devagarzinho bateu na trave, evitando o frangasso do goleirão. E o tempo regulamentar acabou em 0 x 0,sendo a terceira partida da Eurocopa a ir para a prorrogação.
Na prorrogação, as seleções tiveram algumas chances de marcar, mas não conseguiram o objetivo, e a partida foi para a loteria dos pênaltis. E nos penalidades a emoção continuou muito forte. Os espanhóis começaram as cobraças. David Villa iniciou a série e converteu. Grosso empatou. Carzola faz o seu. De Rossi bateu no canto direito, e Casillas fez grande defesa. Marcos Senna chutou e aumentou a diferença da Fúria. Camoranesi com categoria diminuiu. Buffon dá esperanças para a torcida italiana defendendo o pênalti de Güiza. Di Natali bateu o quarto pênalti da Itália, e Casillas, novamente, defendeu. Para finalizar, Fàbregas cobrou e decretou a vitória espanhola, por 4 x 2.
A Espanha volta a campo na próxima quinta-feira, dia 26 de junho, às 15h45 (horário de Brasília), para encarar a zebra russa, no mesmo estádio Ernst Happel, em Viena.
Marcos Garcia
Confira as cobranças de pênalti de Espanha 4 x 2 Itália:
As fotos desta matéria foram encontradas do google imagens ou de sites esportivos (www.gazetaesportiva.net; http://www.globoesporte.com/; e/ou http://www.lance.com/) .O vídeo foi encontrado e está disponível no Youtube.
Um comentário:
a minha querida italia...que triste sua eliminação... mas deixando de lado o coração e falando com a razão...
o time da italia nao tem ninguem...o melhor do time eh um volante(pirlo) e o goleiro(buffon)
o time nao tem um jogador pra decidir la na frente e nem na armação... e a zaga que era o forte na ultima copa do mundo, sem cannavaro(machucado)e sem o nesta(aposentado da seleção), eh uma defesa comum
e sem o totti o time nao tem magia nenhuma
espanha mereceu
Postar um comentário