quarta-feira, 25 de junho de 2008

Fluminense faz péssimo primeiro tempo, sofre com altitude, é goleado e vai com tudo para o jogo da vida no Maracanã

LDU x Fluminense

Certamente, um dos jogos mais importantes da história do Fluminense. O Fluzão encarou a Liga Desportiva Universitária (LDU), no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, na partida de ida da final da Copa Libertadores da América.

O Fluminense fez a melhor campanha da fase de grupos e com isso adquiriu a vantagem de sempre decidir em casa as partidas, aonde sempre consegue bons resultados. Nesta Libertadores, superou dois times de muita tradição no torneio sul-americano, São Paulo e Boca Juniors, conseguindo reverter resultados contrários, empregando muito bem o fator casa para tais façanhas.

Do outro lado, a equipe da LDU, que é a base da seleção equatoriana, e sabe tirar vantagem da altitude de 2.800 metros da cidade de Quito. Podemos ressaltar ainda, que os times brasileiros que enfrentaram o time equatoriano, em Quito, nos últimos anos tiveram grandes dificuldades. Entretanto, ao contrário do time brasileiro, a LDU não tem obtido seus melhores resultados em casa, com empates nos últimos dois jogos da competição.

Logo no início da partida, a LDU partiu para cima, e com menos de 2’ o atacante Bieler antecipou a Thiago Silva de carrinho, e abriu o marcador em um cruzamento vindo da direita.

Thiago Neves sofre falta, aos 10’, Darío Conco cobra, e coloca a bola no ângulo, empatando a partida para o Fluminense.

Aos 28’, uma cobrança de falta para a LDU, a bola bateu na barreira, sobrou para Bieler que soltou a bomba e Fernando Henrique fez grande defesa, mas deu rebote e Guerrón, o craque do time, emendou de primeira, desempatando a partida. 2 x 1 LDU.

Cobrança de escanteio pela direita, aos 33’, Bolanõs alça a bola , Campos sobe na entrada da pequena área, sobe e devia a bola para trás de cabeça e aumenta o placar para a LDU, 3 x 1.

Em nova cobrança de escanteio, só que agora pela esquerda, Manso coloca a bola no primeiro pau, o atacante Washington do tricolor carioca tenta afastar, mas acaba desviando a bola para trás, e sozinho Patrício Urrutia, de cabeça alarga o marcador, aos 45’,. 4 x 1 LDU. O primeiro tempo acaba de forma incrível, a LDU conquistou uma grande vantagem, a altitude de Quito, parece estar afetando os jogadores do Fluminense.

Na segunda etapa, aos 6’, Gabriel faz um cruzamento pela direita, e Thiago Neves toca de cabeça, e faz o segundo gol tricolor, diminuindo a diferença, e incendiando a partida. Todavia, a reação acabou por aí, ambos, tiveram algumas chances sem alcançar o êxito e o cansaço da altitude apareceu. Final de jogo LDU 4 x 2 Fluminense.

O Fluminense precisa vencer em casa por uma vantagem de 3 gols para ficar com o título, e de 2 gols para levar o jogo para a prorrogação.A partida de volta será realizada no estádio do Maracanã, na próxima quarta feira, dia 2 de julho, repleto de tricolores, que esgotaram os ingressos para a decisão em poucas horas, eufóricos para a conquista da inédita Copa Libertadores da América.

Marcos Garcia



Fotos Agência Photocâmera e Agência EFE

Em um jogo com muita emoção, mais uma vez quem prevalece é a tradição

Alemanha x Turquia


Uma tarde incomum na Basiléia, Suíça. O estádio St. Jacob-Park está decorado de vermelho e branco. Mas não é por que a seleção suíça irá jogar, mas sim, alemães e turcos, que deixam de lado suas diferenças na história, para decidir em 90 minutos quem é melhor no planeta bola. A seleção vitoriosa terá o direito de disputar a decisão da Eurocopa 2008 contra o vencedor do jogo de amanha Rússia x Espanha.
A seleção Turca chega nesta semifinal de forma surpreendente. Na fase de grupos classificou-se de forma heróica ao vencer jogos de virada, contra a anfitriã Suíça e a forte Republica Checa. Já nas quartas de final venceu a, então favorita, Croácia nos pênaltis, após conseguir um empate nos acréscimos da prorrogação. Porém, terá a poderosa Alemanha a sua frente. Com um time que da retribui em dobro na raça a falta de técnica, e com uma camisa que tem um peso enorme quando chega a decisões, a seleção alemã tem amplo favoritismo contra a equipe turca, que para piorar tem somente tres jogadores no banco a disposição do técnico Fatih Terim. Todavia, a Turquia é forte, e como tem feito durante esta Eurocopa tenta novamente surpreender, o problema é que agora é surpreender um grande.
A Alemanha, desde 1951, disputou 17 jogos contra a seleção turca, e venceu 11. O que trás ainda mais força para está desprestigiada, porém grandiosa, equipe voltar a vencer. Pois, além do imenso favoritismo nos confrontos durante a história, estão a duas vitórias de levar mais um título para o país, o que não acontece desde 1996.
A formação de uma linha de quatro e outra de cinco jogadores, com apenas Senturik isolado no ataque, traria a impressão de que a Turquia iria jogar prevalecendo dos contra-ataques, e teria de segurar o poder alemão a qualquer custo. Mas não é assim que começa o jogo, a Turquia inicia o confronto abusada, partindo pra cima da Alemanha e se defendendo muito bem nos contra-ataques. E aos 7 minutos em falha grotesca de Lahm, quase Senturik abre o placar para os turcos. A surpreendente Turquia não estava se revelando somente ao adversário, mas a todos que estavam assistindo ao espetáculo.
O ritmo de jogo era ditado pela seleção turca, que estava sabendo usar muito bem seus alas, principalmente o que atua pelo lado esquerdo Ugur Boral. E as 12 Kazim Kazim, acerta um belo chute na trave, e a seleção alemã passava a se desesperar em campo, e não conseguia construir nenhuma jogada. Após o inicio afoito, a seleção galega consegue se acertar e ter um pouco mais de posse de bola, conseguiram marcar a saída de bola turca, e se acertaram em campo. Porém aos 21, quando a Alemanha parecia ter se achado em campo, Kazim arrisca um chute meio torto e acerta o travessão, e no rebote e ala Boral consegue colocar por baixo das pernas de Lehmam, a Turquia fazia 1 x 0 na Alemanha.
A Alemanha não deixou se abater pelo gol, pelo contrário, parece ter despertado. E logo aos 26 minutos, quando a comunidade de cerca de 2,5 milhões de turcos, que vivem na Alemanha, comemoravam, Podolski recebe a bola pela esquerda e cruza para o meio da área, quando Schweinsteiger aparece para colocar a bola na rede. Era o empate alemão e a tristeza do povo turco q teve cerca de míseros 5 minutos para comemorar.
E com o empate em 1 a 1 que o jogo se estendeu até o fim do primeiro tempo. Etapa esta, que teve um domínio muito maior dos turcos, mas como é característico do futebol alemão, apesar de estar sufocado pelo adversário, conseguem achar um espaço e criar grandes oportunidades de jogadas, o jogo passa a ficar mais equilibrado.
Os times voltam do intervalo mais cautelosos, e o jogo se mantém equilibrado, sem nenhuma jogada de muito efeito e nenhum grande perigo de gol. A não ser aos 9 quando um chute muito forte passa raspando a meta de Rustu. A Alemanha parece disposta a conseguir a vaga. Porém a Turquia logo começa a ditar o jogo novamente, a Alemanha atua melhor do que na primeira etapa, porém está sem criatividade para varar o grande bloqueio turco. E equilibradíssimo o jogo se mantém até os 37 do segundo tempo, quando em um cruzamento na área, o goleiro Rustu saiu mau e Klose, sempre oportunista, colocou a bola nas redes. A menos de 10 minutos do fim 2 a 1 Alemanha.
Mas o adversário alemão não era qualquer um, e sim, a surpreendente Turquia, que em menos de 2 minutos, em um cruzamento da direita e um sutil desvio de Senturk, empata o jogo para tristeza alemã. Quando tudo parecia se encaminhar para a prorrogação, Lahm, excelente ala alemão, faz uma tabela pela esquerda e bate com muita categoria no ângulo de Rustu. Um belo gol, talvez não merecido pelo que a poderosa Alemanha apresentou nessa semifinal, mas extremamente merecido pela força, garra e raça que a Alemanha sempre mostrou em seus momentos decisivos.
Fim de jogo na Basiléia, e festa alemã, 3 x 2 em um jogo muito emocionante. Esta noite Berlim dormirá tranqüila, pois, depois de 12 anos, um titulo está muito próximo, pois quaisquer que seja o adversário na final ( Rússia ou Espanha ), nenhum dos dois possui metade da tradição alemã. Mas o que conta, é bola rolando, então comemoração alemã agora é valida. Mas não pode abusar. Pois a final será somente no fim de semana, e com esse futebol, a Alemanha tem de tomar cuidado para não se afogar no chopp.

Guilherme Matta

As fotos desta matéria foram encontradas do google imagens ou de sites esportivos (www.gazetaesportiva.net; http://www.globoesporte.com/; e/ou http://www.lance.com/) .O vídeo foi encontrado e está disponível no Youtube.