domingo, 24 de agosto de 2008

Brasil no topo do pódio

O hino nacional brasileiro tocou mais uma vez hoje, mas não foi em Pequim, pois o vôlei masculino não jogou o que costuma jogar, irreconhecível, perdeu para os norte-americanos e deu adeus ao sonho da segunda medalha de ouro consecutiva.

O vitorioso do dia foi Felipe Massa, que colocou o Brasil no topo do pódio, após vencer o GP da Europa, que ocorreu pela primeira vez no novo circuito de rua de Valencia, na Espanha, ao som do hino nacional do Brasil e da Itália, para sua escuderia Ferrari.

O traumático abandono na Hungria ficou para trás, e Felipe Massa conseguiu dar a volta por cima com a vitória no GP da Europa de Fórmula 1, em um fim de semana perfeito. Com facilidade, o brasileiro largou na pole position, e em uma corrida perfeita, liderou de ponta a ponta, e assim conquistou sua quarta vitória na temporada e voltou com tudo para a disputa do mundial de pilotos, e assumiu novamente a segunda colocação, atrás de Lewis Hamilton, que chegou em segundo na prova.

O único problema de Massa na corrida foi o incidente com Adrian Sutil, da Force Índia, na saída da segundo pit stop, que ficou sobre investigação e rendeu uma multa de 10 mil euros para a Ferrari.

O azar da Ferrari nesta corrida ficou com Kimi Raikkonen, ansioso em seu segundo pit stop, o finlandês acabou saindo antes do novo sistema de luzes dar a autorização e arrastou o mecânico responsável pela mangueira de reabastecimento, e poucas voltas depois abandonou a prova quando o motor de sua Ferrari deixou-o na mão, da mesma forma que deixou Massa uma corrida antes.

Com esta vitória o brasileiro reduziu a vantagem de Hamilton para seis pontos. Massa tem 64 contra 70 do inglês. Raikkonen, após o abandono, continua com 57. A próxima corrida será o GP da Bélgica, disputado no fim de semana do dia 7 de setembro, no circuito de Spa-Francorchamps. (Foto: Reuters)

A classificação de Valência:

1. Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 57 voltas em 1h35min35s339
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 5s611
3. Robert Kubica (POL/BMW Sauber) – a 37s353
4. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes) –a 39s703
5. Jarno Trulli (ITA/Toyota) – a 50s684
6. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso-Ferrari) – a 52s625
7. Timo Glock (ALE/Toyota) – a 1min07s990
8. Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota) – a 1min11s457
9. Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) – a 1min22s177
10. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso-Ferrari) – a 1min29s794
11. Nelsinho Piquet (BRA/Renault) – a 1min32s717
12. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – a 1 volta
13. Jenson Button (ING/Honda) – a 1 volta
14. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India-Ferrari) – a 1 volta
15. Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota) – a 1 volta
16. David Coulthard (ESC/Red Bull-Renault) – a 1 volta
17. Rubens Barrichello (BRA/Honda) – a 1 volta