domingo, 6 de julho de 2008

Na nona rodada, vitória do mengão e revés de adversarios pela ponta, faz rubro-negro carioca disparar na liderança.

A nona rodada termina com o Flamengo cada vez mais líder. O rubro-negro carioca fez a lição de casa vencendo o Náutico por 3 a 0, e ainda assistiu seus rivais direto na ponta superior da tabela sofrerem com as condições adversas. O mengão venceu tranquilamente sua partida, com atuação de gala de seus laterais, Juan, melhor jogador em campo segundo o técnico Caio Junior, e Leo Moura, autor de um golaço, o Flamengo aproveitou a velocidade de seus jogadores para explorar jogadas pelas laterais, e com mais dois gols, de Marcinho e Kléberson, sacramentou a vitória e se isolou na liderança, com 22 pontos e jogou o Náutico para a sexta posição com 14 pontos.
Cruzeiro e grêmio, principais concorrentes do Flamengo até então, sofrerão do mesmo mal. Jogando fora de casa contra times que buscavam a reabilitação, Sport e Botafogo respectivamente, não desenvolveram um bom futebol e perderam suas partidas. O time mineiro teve um jogo extremamente difícil na Ilha do Retiro, e com o campo em péssima condição e um gol contra do lateral, Marquinhos Paraná, o Cruzeiro acabou sofrendo um revés de um tento a zero. O time de recife subiu para a décima quarta posição com 11 pontos e o Cruzeiro para a segunda com 17. O Grêmio, por sua vez, encontrou muita dificuldade para armar suas jogadas, pela falta de seu principal articulador Roger, vendido. E sem criatividade, não conseguiu segurar a equipe rubro-negra carioca e acabou derrotada por 2 a 0. A equipe gaucha caiu para a terceira posição com 17 pontos e a carioca subiu para décima terceira com 11.
Palmeiras e São Paulo, também não conseguiram conquistar os 3 pontos na rodada. As equipes paulistas empataram seus jogos, com Atlético Mineiro e Ipatinga respectivamente, porém resultados que causaram impressões opostas. O verdão da capital paulista, comemorou o empate contra o galo, pois jogou com 6 desfalques e reforços recente como a dupla de zaga, jogando sem treinar juntos. Em uma bela cobrança de falta de Diego Souza o verdão arrancou um golzinho no final do segundo tempo, e voltou satisfeito de Minas. O Palmeiras está na quinta colocação com 17 pontos e o Galo na décima quinta com 11. Já o tricolor teve um jogo ridículo em pleno Morumbi, e quase foi derrotado pelo vice- lanterna Ipatinga. Rogério Ceni foi o salvador da pátria, e o goleiro, assim como toda comissão técnica, saíram muito insatisfeitos com a equipe. O Ipatinga segue na vice lanterna com 6 pontos e o São Paulo está na sétima com 14.
O vitória conquistou uma excelente vitória de 2 a 1 diante da Portuguesa em pleno Canindé. E com 17 pontos entrou no G4, assumindo a quarta posição. A lusa caiu para a nona posição com 12 pontos. Muita velocidade, e jogadas sendo iniciadas e criadas pelas laterais foram o que marcaram o confronto, O vitória começa a incomodar os grandes nesse brasileirão. Já outro rubro negro, o do Paraná, venceu o desestruturado Santos em casa com um gol de Alan Bahia, por 1 a 0, e chegou aos 12 pontos assegurando a oitava posição. E o peixe, novamente com uma exibição fraca, está na décima oitava posição com apenas 6 pontos.
Dois confrontos intermediários fizeram os vencedores subirem 3 posições na tabela. Figueirense e Internacional, venceram em casa Vasco e Coritiba respectivamente, e estão na frente numa possível briga pela vaga na copa Sul-Americana. Dois jogadores que são os principais articuladores de suas equipes foram os heróis da partida. Para a equipe Catarinense, Cleiton Xavier com 2 gols garantiu a virada e assegurou os 3 pontos que colocaram o Tigre na décima posição com 12 pontos, enquanto o derrotado Vasco com 11 pontos caiu para a décima segunda. E em Porto Alegre, o nome do jogo foi Alex, que marcou os 3 gols da vitória diante do coxa por 3 a 0. O inter chega aos 11 pontos e a décima primeira posição, enquanto o Coritiba cai para a décima sexta posição com 10 pontos.
O jogo que fechou a rodada foi de dois times que estão na zona de rebaixamento. E o Goiás acabou que venceu a partida em casa contra o aventureiro Fluminense, que tem se complicado cada vez mais no campeonato. Com um gol de Iarley, o alviverde venceu por 1 a 0, e sobe para a décima sétima posição com 8 pontos ganhos. Já o Fluminense se mantém cada vez mais lanterna, com apenas 3 pontos ganhos. A lobby para a conquista da libertadores parece não ter dado muito certo.

Corrida maluca

O GP de Silverstone foi uma corrida que aconteceu de tudo um pouco. Muitas rodadas, muitas ultrapassagens e diversas surpresas. A Ferrari continua aprontando das suas, mais uma vez errou na estratégia e comprometeu a corrida de seus pilotos.

Felipe Massa rodou inúmeras vezes e depois da bobagem da Ferrari em continuar com os pneus usados, no primeiro pit stop, correu apenas para completar a prova, sem nenhuma competitividade. E tirou o pódio, quase certo, de Kimi Raikkonem, que em uma corrida de recuperação conseguiu um ótimo quarto lugar, deixando-o com os mesmos 48 pontos de Hamilton e Massa, na liderança do mundial.

Com o apoio da torcida inglesa, Lewis Hamilton, em uma corrida perfeita, liderou praticamente de ponta a ponta, afastando as criticas impostas a ele depois do vacilo no treino oficial e dos problemas enfrentados nas ultimas corridas, e pelos critérios de desempate é o novo líder do mundial de pilotos. A segunda colocação ficou com Nick Heidfeld, da BMW Sauber, que se segurou bem na pista molhada.

Porém o destaque da corrida ficou com o Rubinho, mesmo com a sua Honda, conseguiu ser o carro mais rápido da pista em grande parte da prova, mostrando toda a sua categoria na chuva, fez a escolha certa nos pneus e conseguiu a terceira colocação. Um pódio heróico, muito comemorado pela equipe, que certamente valeu como se fosse uma vitória.


Classificação finas do GP da Inglaterra:

1º- Lewis Hamilton (ING/McLaren)
2º- Nick Heidfeld (ALE/BMW) - a 1min08s500
3º- Rubens Barrichello (BRA/Honda) - a 1min22s200
4º- Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a uma volta
5º- Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a uma volta
6º- Fernando Alonso (ESP/Renault) - a uma volta
7º- Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a uma volta
8º- Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a uma volta
9º- Nico Rosberg (ALE/Williams) - a uma volta
10º- Mark Webber (AUS/Red Bull) - a uma volta
11º- Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - a uma volta
12º- Timo Glock (ALE/Toyota) - a uma volta
13º- Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a duas voltas
Marcos Garcia