terça-feira, 24 de junho de 2008

É hora de relembrar, São Paulo x Corinthians, decisão Campeonato Paulista de 1998

A coluna, Memória Esportiva, trata daquelas lembranças especiais que somente o esporte pode nos proporcionar. Vamos relembrar, nesta primeira recordação, a maravilhosa decisão do Campeonato Paulista de 1998.

Era domingo, 10 de maio de 1998, um dia das mães mais que fantástico, o jogo final do Paulistão 98, entre dois clubes gigantes, São Paulo e Corinthians. O Morumbi estava completamente lotado, as torcidas faziam um espetáculo à parte, gritando, torcendo, mandando vibrações positivas para suas equipes.

O Corinthians veio a campo no clima de “já ganhou”, pelo bom resultado obtido na primeira partida final, no mesmo Morumbi, uma semana antes, por 2 x 1, com gols de Marcelinho Carioca e do zagueiro Cris, para o timão, e de Fabiano, para o tricolor. Já o São Paulo, não ganhava um título de expressão desde 1993, e amargurava dois vice-campeonatos Paulista seguidos, um conquistado no quadrangular decisivo de 1996, onde o Palmeiras se sagrou campeão, e outro na traumática final de 1997, com o próprio Corinthias, no empate de 1 x 1, com o gol do título, do time de parque São Jorge, sendo marcado pelo ex-saopaulino André Luis.

Quando o placar eletrônico do estádio anunciava as escalações da equipes que entrariam no jogo, um nome fez a torcida são-paulina delirar, e trouxe maus pressentimentos aos corintianos. Com a camisa número 23, o craque e eterno ídolo Raí, estava de volta, reestreando no tricolor, depois de 5 anos. Vale ressaltar, que a entrada de Raí no time titular do São Paulo, foi um risco assumido pelo técnico Nelsinho Baptista, na tentativa de deixar o time mais ofensivo.

Logo no início da partida, o tricolor perdeu o zagueiro Márcio Santos, aos 9’, contundido, e em seu lugar entrou Bordon. Contusão, que deu força para a equipe do São Paulo partir para cima, com muita raça, arrepiando a torcida com o belo desempenho dentro de campo. Todo o esforço tricolor foi recompensado, aos 30’, o lateral direito Zé Carlos cruzou a bola na área, França desviou de cabeça para trás, e Raí, também de cabeça, colocou a bola no fundo do gol, sem chances para o goleiro Nei. 1 x 0 São Paulo.

No segundo tempo, o técnico corintiano, Wanderley Luxemburgo, mandou seu time para frente, tirou o lateral direito Rodrigo, e colocou o atacante Didi. A alteração surge efeito, aos 5’, o colombiano Rincón faz belo passe para Didi, que corta para a área e chuta no ângulo, tirando de Rogério Ceni, um gol maravilhoso no Morumbi, empatando a partida.

Em uma jogada rápida, Raí troca passes com França, e coloca o artilheiro na cara do gol, que com muita tranqüilidade marca o segundo tricolor, aos 10’. Resultado, que já daria o título ao São Paulo, por possuir a melhor campanha do primeiro turno, com 8 vitórias, um empate e uma derrota. Aos 33’, Raí foi ovacionado pela torcida tricolor, ao ser substituído por Aristzábal, aos gritos de "Raí, rei do Morumbi".

O golpe de misericórdia foi dado aos 37’. Denílson faz ótima jogada pela esquerda, dribla os zagueiros, até chegar na linha de fundo e tocar para trás para França, que domina a bola, vira e marca o terceiro gol do são-paulino, tornando-se o artilheiro da competição com 12 gols, sacramentando a partida, SÃO PAULO CAMPEÃO PAULISTA DE 1998.

Escalações da final:

São Paulo: Rogério Ceni, Zé Carlos, Capitão, Márcio Santos (Bordon) e Serginho; Alexandre, Fabiano, Raí (Aristizábal) e Carlos Miguel (Gallo); França e Denílson Técnico: Nelsinho Batista.
Corinthians:Nei; Rodrigo (Didi), Cris, Gamarra e Silvinho; Romeu (Edílson), Vampeta, Rincón e Souza (Marcelinho Paulista); Marcelinho Carioca e Mirandinha Técnico: Wanderley Luxemburgo.

Jogos do Tricolor no Paulistão 98:

Santos 2 x 3 São Paulo - 07/03/98
São Paulo 5 x 0 Rio Branco - 10/3/98
Matonense 2 x 0 São Paulo - 15/03/98
São Paulo 0 x 0 Portuguesa - 17/03/98
São Jose 1 x 5 São Paulo - 21/3/98
São Paulo 2 x 1 Santos - 28/3/98
Rio Branco 1 x 4 São Paulo - 02/04/98
São Paulo 3 x 1 Matonense - 05/04/98
Portuguesa 1 x 3 São Paulo - 07/04/98
São Paulo 6 x 1 São José - 12/04/98
Palmeiras 1 x 2 São Paulo - 19/04/98
São Paulo 3 x 1 Palmeiras - 25/04/98
Corinthians 2 x 1 São Paulo - 03/05/98
São Paulo 3 x 1 Corinthians - 10/5/98

Marcos Garcia


Veja a matéria do Globo Esporte sobre a final do Paulistão 98:

Marcos Garcia

As fotos desta matéria foram encontradas do google imagens ou de sites esportivos (www.gazetaesportiva.net; http://www.globoesporte.com/; e/ou http://www.lance.com/) .O vídeo foi encontrado e está disponível no Youtube.