quinta-feira, 26 de junho de 2008

Furiosos - Espanha volta a dar show e está na final

A Espanha normalmente é tratada como uma das seleções favoritas em qualquer título que esteja disputando. Entretanto, por ser tratada como favorita e acabar decepcionando, acabou sendo menosprezada pela opinião popular e da mídia. Principalmente após a Copa do Mundo de 2006, quando a "a Fúria" apresentou o melhor futebol da primeira fase e acabou eliminada pela França logo nas oitavas-de-final.

Disposta a mudar a fama de amarelar, a Espanha novamente foi uma das melhores equipes da primeira fase da Euro. Nas quartas-de-final, derrotou a poderosa e tradicional Itália. Hoje, na semi, enfrentou a Rússia e voltou a apresentar um futebol vistoso, se classificando com uma vitória por 3 a 0 e garantindo vaga na decisão contra a Alemanha, que ontem passou pela Turquia.

O primeiro tempo foi fraco, mas ainda assim o domínio era espanhol. A Rússia pouco assustava o gol do excelente Casillas. Já a Espanha chegava mais, mas não com tanto perigo.

Ainda no primeiro tempo os espanhóis sofreram uma baixa que acabou assustando toda a torcida. David Villa, a estrela do time e artilheiro da Espanha na competição, acabou se contundindo e foi obrigado a ser substituído. Em seu lugar, entrou Cesc Fábregas, meia do Arsenal, que viria a ser um dos destaques do confronto.

O segundo tempo começou e logo no início a Fúria mostrou seu poder. Em uma jogada toda tramada por jogadores do Barcelona, a equipe chegou ao gol logo aos cinco minutos da etapa final. Iniesta fez boa jogada pela esquerda, passou pela defesa e chutou cruzado - todo torto, é verdade. No caminho, Xavi apareceu para desviar e jogar para as redes.

Aos 23 minutos do segundo tempo foi a vez de Fernando Torres ser substituído, mas por opção do treinador Luis Aragonés. Ele deu lugar a Daniel Güiza, artilheiro do último Campeonato Espanhol. Cinco minutos depois, David Silva encontrou Fábregas, que com um toque de primeira, por cima da defesa, deixou Güiza na cara do goleiro. O artilheiro não desperdiçou e marcou o segundo gol espanhol, praticamente aniquiliando as chances russas.

Ainda houve tempo para mais um. Aos 37, Fábregas voltou a aparecer e deixou David Silva de frente para o gol. O meia do Valencia apenas deslocou o goleiro, fazendo o terceiro e dando números finais ao placar.

A Espanha, que venceu todos os jogos na primeira fase apresentando um excelente futebol, derrotou a tradicional Itália nas quartas e voltou a golear a Rússia na semi (na primeira fase venceram os russos por 4 a 1), chega à final para enfrentar a também tradicional Alemanha.

Agora sem amarelar, como os críticos adoram dizer (e eu não concordo). Dessa vez a Espanha está, realmente, furiosa.

Vinícius Giannini

Veja os gols da partida:

As imagens desta matéria foram encontradas do google imagens ou de sites esportivos (www.gazetaesportiva.net; www.globoesporte.com; www.lance.com). O vídeo foi encontrado e está disponível no Youtube.