segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Brasileirão esquece mata-mata

O Campeonato Brasileiro do sistema de pontos corridos sempre foi criticado por não ser interessante, e atrair menos público do que o velho mata-mata. Mas parece que isso vem sendo derrubado cada vez mais. A cada ano que se passa, o campeonato ganha mais espectadores e os velhos torcedores apenas se acostumam com esse novo modo de torcer, aonde teve de aprender que o time pode ser acompanhado todos os jogos e não apenas em finais, como é comum de acontecer com muitos clubes.

Os dados fornecidos pela CBF, comprovam que o campeonato ainda em andamento, já superou espectativas. Ainda na 26ª rodada, 2008 já é o segundo ano mais rentável durante a era dos pontos corridos. Com lucro gerado de mais de 61 milhões de reais, superou de 2003 à 2006, e só não ultrapassa 2007 que registrou 80 milhões, mas ainda há mais de 10 rodadas para ultrapassar a marca.


Para aqueles que creditam esse lucro somente ao aumento dos preços no ingresso, o número de público prova o contrário. Este ano, mais de 4 milhões de pessoas já foram ao estádio, marca igualada aos públicos de 2003, 2004 e 2006. Consequentemente a média de pública se mantém em ótimo nível, uma média superior a 15 mil torcedores, só perdendo novamente para 2007 que obteve 17 mil torcedores em média.


Eduardo Saraiva, 17 anos, diz, "Já temos mata-mata em copa do brasil e libertadores e os pontos corridos arrecada mais dinheiro dos jogos no estádio pros clubes". Uma opinião que vêm se refletindo entre vários torcedores que praticamente já esqueceram o mata-mata do Brasileiro, que era visto por alguns como "mais emocionante", e agora foi facilmente substituido pelo "mais rentável". Fabio Batista, 17 anos, explica seu ponto de vista, "A emoção dura o campeonato inteiro", e vai mais longe quanto ao resto do campeonato, "Quatro vagas da libertadores, sulamericana, fugir do rebaixamento, todo mundo briga por alguma coisa".


E assim ano a ano o Campeonato Brasileiro vai se desenvolvendo e agradando cada vez mais os seus torcedores, fazendo todos ficarem mais apaixonados que o normal, a irem em mais jogos, viver e respirar o futebol. O mata-mata agora só em Libertadores! (Foto:Ricardo Ribeiro)