quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A repercussão do vexame

A derrota do Brasil para a Argentina foi destaque em diversos jornais do mundo todo. Nos jornais europeus o principal tema abordado foi a vitória pessoal de Messi frente a Ronaldinho Gaúcho, que jogavam juntos no Barcelona até o final desta temporada. Tratam também do péssimo futebol apresentado pela seleção brasileira, da boa atuação do atacante do Atlético de Madrid e genro de Maradona, Agüero e exaltam Messi.

Na Argentina, o “Olé”, maior jornal esportivo do pais, trata da boa atuação de sua seleção, tratando seus jogadores como os “bebês” que brilham em Pequim rumo ao bicampeonato olímpico, fazendo referência a comemoração dos gols de Agüero, que mostrou que sua namorada Gianina, filha mais nova de Maradona, está grávida.

O jornal ainda comparou a comemoração de Agüero, a de Bebeto contra a Holanda, na Copa do Mundo de 1994. Para provocar os brasileiros, o diário argentino cita que a comemoração de Agüero serviu para avisar que um descendente de Maradona está a caminho, e por isso, no Brasil, já estão rezando para a criança não se dedicar ao futebol.

O jornal Clarín, em um tom mais sério, exalta o bom futebol apresentado pelos argentinos, como a partida sendo a maior atuação até agora da Argentina nas Olimpíadas, e a revanche na madrugada de sábado contra a Nigéria.

Nos jornais do Brasil, as críticas sobre a seleção vieram de todos os lugares. Dunga foi pego como bode expiatório, a maioria dos jornais dedicou o fracasso da seleção nas Olimpíadas por conta do técnico, que dificilmente durará muito tempo a frente da seleção, sua saída deve estar próxima.










As melhores manchetes foram: “Beijing, Beijing, Tchau, Tchau” do O Dia; “Humilhação olímpica” do Zero Hora; “Técnico lata velha disputa só o bronze” do Extra; no Lance Diego Maradona na capa de trás com a declaração: “Fazia tempo que não via um Brasil tão pequeno”; “Adiós, Dunga” no Estado de Minas; e “Genro de Maradona afunda o Brasil” da Folha de São Paulo.