terça-feira, 29 de julho de 2008

Copa do Mundo de Futsal da FIFA Brasil 2008

Há 12 anos sem vencer a Copa do Mundo de Futsal da FIFA, o Brasil, Tricampeão Mundial de Futsal, com os títulos conquistados nas três primeiras edições da competição em 1989 na Holanda, 1992 em Hong Kong e 1996 na Espanha, terá a chance de buscar o Tetra em casa.

A Espanha detentora dos dois últimos títulos mundiais, 2000 na Guatemala e em 2004 na China Taipei, é o carrasco da seleção brasileira, eliminando o Brasil na final de 2000 e na semifinal de 2004, acabando de vez com a hegemonia brasileira na competição.

A Copa do Mundo será disputada entre os dias 30 de setembro e 19 de outubro, tendo duas cidades sedes: Brasília e Rio de Janeiro. Na capital federal será utilizado o Ginásio Poliesportivo Jornalista Nilson Nelson e no Rio de Janeiro o Ginásio Gilberto Cardoso, mais conhecido como Maracanãzinho.
Na fórmula de disputa, são 20 seleções divididas em 4 grupos, com 5 seleções, dentre estas, as duas primeiras de cada grupo se classificam e fazem as quartas de finais. O Brasil é o cabeça de chave de grupo A e comandados pelo craque, melhor do mundo e artilheiro do ultimo mundial Falcão, faz a partida de estréia contra o Japão no dia 30 de setembro, em Brasília. (fotos: Action Images)

Os grupos da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Brasil 2008:

Grupo A
Brasil
Cuba
Ilhas Salomão
Japão
Rússia


Grupo B
Estados Unidos
Itália
Paraguai
Portugal
Tailândia


Grupo C
Argentina
Egito
Guatemala
China
Ucrânia


Grupo D

Espanha
Irã
Líbia
República Tcheca
Uruguai