Somando todas as Olimpíadas da era moderna, de Atenas, em 1896, até a última Olimpíada disputada na mesma cidade grega, em 2004, o Brasil conquistou 76 medalhas no total, sendo 17 medalhas de ouro, 22 medalhas de prata e 37 medalhas de bronze.
O esporte que conseguiu mais medalhas foi a vela com 14 medalhas e também maiores triunfos dourados com 6 medalhas de ouro. Robert Sheidt, na classe Laser, e Marcelo Ferreira e Torben Grael, na Star, são bicampeões olímpicos em suas categorias, conseguindo o êxito nas mesmas Olimpíadas, de Atlanta, em 1996, e de Atenas, em 2004.
Os outros esportes, que também conseguiram trazer o ouro para o Brasil foram: o atletismo com 3 medalhas; o judô com duas medalhas; duas no vôlei de quadra; duas no vôlei de praia; uma no tiro; e uma no hipismo.
O primeiro brasileiro a subir na parte mais alta do pódio foi Guilherme Paraense, em 1920, na cidade belga de Antuérpia, na prova de tiro rápido 30m.
O melhor desempenho do Brasil em Olimpíadas aconteceu na Grécia, em 2004, com cinco medalhas de ouro (duas na vela, uma no vôlei, uma no hipismo e uma no vôlei de praia), duas de prata (futebol feminino e vôlei de praia) e três de bronze (duas no judô e uma na maratona), e em números de medalhas ocorreu em Atlanta, em 1996, com 15 medalhas no total.
Para a Olimpíada de Pequim, o Brasil levará a maior delegação brasileira da história em Jogos Olímpicos com 469 integrante, sendo 277 atletas – 132 mulheres e 145 homens - em 32 modalidades.
Desta forma, esperamos que o Brasil faça um bom papel em Pequim, consiga bater vários recordes e traga para casa várias medalhas, tendo o melhor desempenho de todos os tempos. (Foto: Arquivo)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Gran resumo e desexo toda a sorte do mundo os esportistas do Brasil.
¿Trocamos links? Se vos interesa respondede no meu blog:
http://marcador-deportivo.blogspot.com/
Un abraço.
Acho que este ano o Brasil bate o recorde, pelo menos de medalhas de ouro. Acho que tem muita gente disposta à surpreender.
Postar um comentário