quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Jogos Paraolímpicos de Pequim

Os Jogos Olímpicos de Pequim acabaram, entretanto ainda está por vir um evento muito especial, os Jogos Paraolímpicos de Pequim, que tem como data da cerimônia de abertura o dia 6 de setembro no Estádio Olímpico de Pequim (Estádio Nacional de Pequim ou também chamado de Ninho de Pássaro), e se encerra no dia 17 do mesmo mês.

No evento ocorrerão 20 competições esportivas: Arco e Flecha; Atletismo; Basquete em cadeira de rodas; Boccia; Ciclismo; Equitação; Esgrima em cadeira de rodas; Futebol de 5; Futebol de 7; Goalball; Judô; Halterofilismo; Natação; Remo; Rugby em cadeira de rodas; Tênis em cadeira de rodas; Tênis de mesa; Tiro; Vela; e Vôlei.

A delegação Brasileira será composta por 187 atletas; a maior da história brasileira nas Paraolimpías. Com essa grande equipe a CPB espera que o Brasil bata seu recorde de medalhas em Paraolimpíadas, superando a performance dos Jogos Paraolímpicos de Atenas, em 2004, quando conseguiu ficar na 14ª colocação geral, com a incrivel marca de 33 medalhas: 14 de ouro, 12 de prata e 7 de bronze.

O grande campeão dos últimos Jogos Paraolímpicos foi a China, que não deu chance aos outros países. Com o total de 141 medalhas, 63 de ouro, 46 de prata e 32 de bronze, a China se sagrou campeã dos últimos Jogos, desbancando e muito os EUA que ficaram apenas na quarta colocação com o total de 88 medalhas, 27 de ouro, 22 de prata e 39 de bronze.

Todos os Jogos Paraolímpicos de Verão:

Paraolímpicos 1960 - I - Roma - Itália
Paraolímpicos 1964 - II - Tóquio - Japão
Paraolímpicos 1968 - III - Tel Aviv - Israel
Paraolímpicos 1972 - IV - Heidelberg - Alemanha Ocidental
Paraolímpicos 1976 - V - Toronto - Canadá
Paraolímpicos 1980 - VI - Arnhem - Holanda
Paraolímpicos 1984 - VII - Stoke Mandeville e Nova York - Reino Unido e EUA
Paraolímpicos 1988 - VIII - Seoul - Coreia do Sul
Paraolímpicos 1992 - IX - Barcelona - Espanha
Paraolímpicos 1996 - X - Atlanta - Estados Unidos
Paraolímpicos 2000 - XI - Sydney - Austrália
Paraolímpicos 2004 - XII - Atenas - Grécia
Paraolímpicos 2008 - XIII - Pequim - China

3 comentários:

Alexandre Silva disse...

Pra esses brasileiros eu torço. Isso sim é superação, suor, dificuldade... e geralmente eles fazem muito mais bonito do que os "principais".
Haja vista Clodoaldo Silva, o Phelps brasileiro, hehehehe
Boa sorte pra eles e tomara que façam muito mais bonito do que os outros
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Fernando Mancini disse...

Agora os coitados pegam o resto do jogos olimpicos... Acho que eles deveriam competir paralelamente aos Olimpicos mesmo.

Anônimo disse...

Um grande exemplo de superação, esses são os verdadeiro super-atletas ...........